sexta-feira, 17 de agosto de 2012

BH: Ônibus circulam com novos textos do projeto Ciência e Leitura para Todos

A partir deste sábado, 18, novas linhas do transporte coletivo de Belo Horizonte passam a circular com textos do projeto Ciência e Leitura para Todos, desenvolvido pela UFMG.
A quinta etapa do projeto abrange mais de cem veículos de oito linhas de ônibus – 9502, 8101, 9106, 5401, 9501, 205, 2103 e 2152.
A nova etapa traz 18 textos científicos adaptados de programas veiculados na rádio UFMG Educativa, sob coordenação da professora Adlane Vilas-Boas, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O material inclui textos dos projetos Viajando com o Meio Ambiente e Biofísica na Tela, de autoria das professoras do ICB Paulina Barbosa e Audrey Ivanenko, respectivamente.
Já os 18 novos textos literários são de autores renomados ou de usuários de ônibus que acompanham o Leitura para Todos desde seu início e enviam suas produções para a Associação Cultural Teia de Textos, coordenada pela professora Maria Antonieta Pereira, idealizadora do projeto.
Todo o material da quinta etapa está disponível para download aqui.

Aceitação
Criado há oito anos, o projeto Leitura para Todos incorporou, em 2011, o Ciência para Todos. Desde então, literatura e ciência viajam juntas em diversos ônibus da cidade, com apoio da BHTrans e auxílio financeiro dos governos estadual e federal.
Entrevistas com usuários indicam que apenas 17% deles raramente ou nunca leem os textos. Dentre os que leem, 80% indicam compreender bem os conteúdos. Os monitores do projeto observaram que a ciência desperta interesse nos usuários tanto quanto a poesia e a prosa.