quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Abertas inscrições para o III Seminário Nacional Cátedra Sérgio Vieira de Mello

ACNUR
Estão abertas as inscrições para o III Seminário Nacional Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que será realizado nos dias 18 e 19 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Com o tema “O Papel das Universidades na Proteção dos Refugiados: 15 Anos da Lei Brasileira de Refúgio”, o seminário é direcionado à comunidade acadêmica e outros públicos interessados em questões como direito internacional e legislação brasileira sobre refúgio e apatridia, assim como integração local e políticas públicas para a população refugiada no Brasil.
As inscrições são gratuitas e são feitas pelo site www.pucsp.br/IIIseminariocatedrasvm/index.html, onde estão disponíveis a programação do evento e documentos de referência sobre os temas. O seminário terá a presença de especialistas, gestores públicos e professores universitários.
Neste ano, a Cátedra premiará os melhores trabalhos inscritos no “I Concurso Nacional de Estudos Acadêmicos”, cujo objetivo é incentivar a pesquisa, reflexão, discussão e produção intelectual sobre a questão dos refugiados, da apatridia e dos deslocamentos forçados em toda a comunidade acadêmica brasileira.
Os trabalhos científicos serão premiados nas categorias “tese de doutorado”, “dissertação de mestrado” e “artigo acadêmico”. Os primeiros colocados terão suas pesquisas publicadas no website do ACNUR Brasil e incluídas na reedição do “Diretório de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado sobre Refúgio, Deslocamentos Internos e Apatridia”.
A Cátedra também lançou este ano o “Concurso de Logomarca da Cátedra Sérgio Vieira de Mello” para criar uma identidade visual para esta iniciativa. A logomarca vencedora será incorporada e divulgada nos sites do ACNUR Brasil e das Universidades conveniadas à Cátedra, sendo também utilizada em cartazes panfletos, publicações ou outros mecanismos de divulgação dos eventos relacionados.