sexta-feira, 17 de agosto de 2012

17 de Agosto: Dia do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural

O ano de 2012 é de grande simbologia para o Patrimônio Cultural Brasileiro. Além de celebrar os 75 anos de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), comemora também os 25 anos de realização do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, uma homenagem ao criador do IPHAN e a mais importante premiação voltada à valorização e preservação do patrimônio cultural no país. O dia de hoje, 17 de agosto, é também especial por ser a data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade.
O advogado, jornalista e escritor nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerias, em 1898 e foi contemporâneo de grandes nomes do cenário nacional, como Candido Portinari, Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Rodrigo Melo Franco de Andrade foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública, criado em 1930, no governo Getúlio Vargas. Durante a gestão de Gustavo Capanema no ministério (1934-1945), participou do grupo de artistas e intelectuais modernistas, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do atual IPHAN, em 1937, tarefa que desempenhou até 1967. Rodrigo Melo Franco de Andrade faleceu no Rio de Janeiro, em 1969.
O legado de Rodrigo Melo Franco de Andrade se confunde com a trajetória da preservação do patrimônio cultural no país, a ponto de simboliza-la. Ao termino de sua gestão, a instituição estava consolidada, reconhecida no país e internacionalmente pelo êxito de suas ações e realizações voltadas para a preservação do patrimônio cultural. (...)


Saiba mais em: