sexta-feira, 1 de junho de 2012

FAO: "comidas esquecidas" são essenciais no combate à fome


Segundo agência, alimentos indígenas e tradicionais têm papel importante na luta contra a má nutrição; frutos silvestres, sagu, plantas medicinais e insetos são citados em relatório.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Alimentos indígenas podem ter um papel importante no combate à fome e à má nutrição, além de proteger o meio ambiente, afirma a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.
A agência lembra que esses alimentos, conhecidos como "comidas esquecidas", são negligenciados pelas indústrias agrícolas e alimentares e também pelos consumidores.
Pesquisa
Segundo a agência, em um século de globalização, o número de espécies de plantas utilizadas para a alimentação diminiu de 100 mil para 30.
Em simpósio que ocorre na Tailândia, a FAO apresentou uma pesquisa sobre a importância das comidas negligenciadas.
Demanda por Comida
Entre os alimentos tradicionais na Ásia, que poderiam ajudar as populações locais, estão frutos silvestres, sagu de palmeiras, plantas selvagens medicinais e insetos comestíveis.
A FAO pede mais pesquisas sobre as "comidas esquecidas" e apela à promoção de uma maior diversidade de fontes alimentares.
Segundo a agência, 925 milhões de pessoas no mundo estão passando fome. Até 2050, o planeta deverá ter 9 bilhões de habitantes e a FAO teme que não haja produção suficiente de comida para atender a demanda.