terça-feira, 22 de maio de 2012

Questões de Cidadania - Por Raquel Rolnik


Eu sou você amanhã: a experiência chilena e o ‘Minha Casa, Minha Vida’

Por Raquel Rolnik | Habitatqui, 10 de mai de 2012

 Acabo de retornar de uma visita ao Chile, onde fui conhecer a política habitacional do país e os processos de reconstrução pós-terremoto de fevereiro de 2010. O Chile foi um dos primeiros países do então terceiro mundo a adotar, durante a ditadura de Pinochet, no final dos anos 1970, as fórmulas neoliberais propostas pela Escola de Chicago em vários domínios das políticas, reduzindo, em tese, a intervenção do Estado, promovendo a participação do mercado e focalizando subsídios públicos aos grupos de extrema pobreza. Setores como a educação e serviços públicos foram privatizados, e políticas públicas, como as de habitação, foram reformadas. (...)

Leia o texto na íntegra em http://br.noticias.yahoo.com/blogs/habitat/eu-sou-voc%C3%AA-amanh%C3%A3-experi%C3%AAncia-chilena-e-o-164815826.html