quarta-feira, 2 de maio de 2012

OPAS/OMS apoia encontro mundial sobre nutrição no Rio de Janeiro


O World Nutrition 2012 concluiu segunda-feira (30/04), no Rio de Janeiro, quatro dias de discussões sobre os desafios para a área de alimentação e nutrição em saúde coletiva, com um total de quase dois mil participantes. O evento, apoiado pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) e outros parceiros, também foi palco do lançamento de um documento elaborado por especialistas da Agência sobre a publicidade e a promoção de alimentos e bebidas não alcoólicas na região das Américas.
“A execução de novas normas de saúde para a promoção e publicidade de alimentos dirigida às crianças pode ser uma ferramenta fundamental na luta contra a obesidade e problemas de saúde relacionados na região das Américas”, afirmou a Diretora da OPAS, Mirta Roses.
Para o Diretor de Nutrição e Desenvolvimento da OMS, Francesco Branca, os países americanos já celebram conquistas como a diminuição da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida. Ele avalia, no entanto, que o rápido envelhecimento dessas sociedades deve manter em alerta os gestores públicos de forma que possam responder de maneira qualificada aos desafios e oportunidades dessa nova realidade.
O World Nutrition – Rio 2012 também constituiu uma rede de países composta por Brasil, Moçambique, Irã, Indonésia e Canadá para a discussão e compartilhamento de estratégias bem sucedidas para o desenvolvimento de capacidades locais.
O encontro foi realizado pela Associação Mundial de Nutrição em Saúde Pública e Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Fonte: http://www.onu.org.br/opasoms-apoia-encontro-mundial-sobre-nutricao-no-rio-de-janeiro/