terça-feira, 22 de maio de 2012

Museu Itinerante Ponto UFMG levará ciência e tecnologia a cidades mineiras

Museu%20itinerante.jpg

Já está em funcionamento no campus Pampulha – e, em breve, iniciará uma viagem pelo estado –, o Museu Itinerante Ponto UFMG, estruturado em uma unidade móvel que, ao chegar a uma cidade, se instalará de forma semelhante a um circo da Fórmula 1 e disponibilizará à comunidade exposições interativas tanto internas quanto externas ao veículo. Juntos, os ambientes interno e externo ocupam uma área aproximada de 800 m². O objetivo do museu é contribuir para a difusão da ciência e da tecnologia nas escolas de educação básica de Minas Gerais, ampliando, entre estudantes e professores, a compreensão dos meios de produção científicos e sua relação com a educação e a cultura.
No ambiente interno o Museu tem cinco salas de exposições interativas – Útero, Sentidos, Submarino, Biomas e Cidades –, além de uma sala para projeção em 3D. Na parte externa, que compreende um palco e o entorno da carreta, são disponibilizados dezenas de experimentos, que articulam diferentes áreas do conhecimento. O museu itinerante conta ainda com área para realização de oficinas, coordenadas por professores da UFMG.
“O Museu Itinerante Ponto UFMG visa aproximar da sociedade o conhecimento científico produzido na universidade, voltando-se principalmente a alunos e professores da educação básica dos municípios mineiros, muitos deles carentes de materiais, laboratórios e equipamentos científicos e tecnológicos em suas escolas e excluídos do contato com tecnologias e do ensino de qualidade da ciência”, salienta a autora e coordenadora do projeto, professora Tânia Margarida Lima Costa. (...)