terça-feira, 10 de abril de 2012

Urbanização será tema crítico para a Rio+20

A urbanização será um dos temas críticos para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). De acordo com o Secretário-Geral da Conferência, Sha Zukang, lideranças mundiais precisarão encontrar em junho, no Rio de Janeiro, novas formas para enfrentar problemas como reduzir pobreza, avançar na igualdade social e garantir a proteção ambiental em um planeta ainda mais populoso.
O novo relatório Perspectivas Mundiais de Urbanização – Revisão de 2011, produzido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA), prevê que África e Ásia representarão juntos 86% de todo o crescimento urbano nos próximos 40 anos. Os dois continentes terão de enfrentar desafios nas áreas de emprego, habitação, energia e infraestrutura.
O estudo afirma que a população urbana na África vai aumentar de 414 milhões para 1,2 bilhão em 2050. Já na Ásia, o aumento será de 1,9 bilhão para 3,3 bilhões. Os cincos países com maior crescimento serão Índia, China, Nigéria, Estados Unidos e Indonésia.
“Esperamos que os líderes mundiais avancem com planos de ações concretos para elaborar cidades sustentáveis para o futuro que queremos”, afirmou Sha Zukang.