quarta-feira, 4 de abril de 2012

ONU: Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia

ONU Mulheres e Cepia lançam publicação ‘O Progresso das Mulheres no Brasil 2003-2010′

3 de abril de 2012 · Comunicados
A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento da Mulheres (ONU Mulheres) e a organização não governamental (Cepia) lançaram na segunda-feira (02/04), no Rio, a publicação ‘O Progresso das Mulheres no Brasil 2003-2010′. A iniciativa é apoiada pelo Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia e pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (F-ODM).
“A última edição do Progresso das Mulheres tornou-se referência para a análise de gênero no Brasil, reunindo o melhor do pensamento de estudiosas, militantes e analistas políticas feministas sobre a década anterior. A parceria entre ONU Mulheres e Cepia possibilitou uma atualização do relatório, que traz uma análise das importantes transformações conjunturais que impactaram a vida das mulheres brasileiras entre 2003 e 2010”, afirma a Diretora Regional da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares.
A publicação apresenta temas como violência, participação política, desenvolvimento econômico, direitos sexuais e reprodutivos, educação, relações raciais e étnicas, entre outros. Demonstra importantes avanços nas políticas públicas, mas aponta os desafios para o enfrentamento às desigualdades de gênero, principalmente a exclusão e a violência que atinge as mulheres de baixa renda, rurais, negras e indígenas.