sexta-feira, 20 de abril de 2012

ONU lança ferramenta online para ajudar planejamento de cidades e reduzir desastres


A Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UN/ISDR) lançou na quarta-feira (18/04) a “Ferramenta de Auto-Avaliação do Governo Local”. A iniciativa faz parte da campanha “Fazendo Cidades Resilientes” e busca ajudar cidades a estabelecer linhas de base, identificar lacunas de planejamento e investimento na redução de riscos e adaptação às mudanças climáticas.
A nova ferramenta online foi testada em 20 cidades e permitirá, pela primeira vez, que municípios apresentem dados para os relatórios nacionais em andamento.
“As cidades estão na linha de frente da redução de risco de desastres e tiveram de suportar perdas de 380 bilhões de dólares no ano passado por conta dos desastres”, afirmou a Diretora da campanha, Helena Molin Valdés.
Segundo Valdés, o projeto faz parte do plano para substituir a estratégia acordada por 133 países, conhecida como Marco de Ação de Hyogo que expira em 2015.
A UN/ISDR também anunciou que mais de 1.000 cidades já aderiram à campanha, que está criando uma rede de ampliação de alianças para a redução do risco de desastres. Atualmente, 25 parceiros que trabalham com UNISDR para apoiar a campanha, incluindo a associação Governos Locais pela Sustentabilidade, que tem uma adesão de mais de 1.200 cidades, vilas e comarcas.