quarta-feira, 18 de abril de 2012

Consulado norte-americano em BH estimula intercâmbios turístico, cultural e de negócios


Os mineiros que estão com planos de viajar para os Estados Unidos receberam uma boa notícia na última semana: um consulado norte-americano será instalado em Belo Horizonte, poupando os mineiros da necessidade de viajar para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília para obter o visto. Além da capital mineira, será instalado outro consulado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A novidade foi anunciada pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, durante a visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA.

Prevista para 2014, a instalação do consulado na capital mineira se justifica devido à forte conexão entre Minas Gerais e os Estados Unidos. Cônsul para Minas Gerais, Merry Miller explica que atualmente já há um grande número de mineiros morando nos EUA, além de uma quantidade significativa de norte-americanos vivendo em Minas Gerais. “Um consulado em Belo Horizonte estreitará ainda mais nossos laços e prestará serviços a brasileiros e norte-americanos”, comenta, acrescentando que está previsto o fomento ao intercâmbio cultural e educacional entre os dois países.

Para o secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, a escolha da futura implantação do consulado em Belo Horizonte se dá pelo reconhecimento do protagonismo da capital mineira para a economia norte-americana. “Muito além da concessão de vistos, o novo consulado permitirá o aumento do fluxo de autoridades do governo dos EUA e número de turistas na cidade, devido à maior divulgação de Belo Horizonte para o mercado norte-americano, além da oportunidade de expansão de negócios”, disse Rodrigo. (...)