quarta-feira, 7 de março de 2012

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

‘Os ODMs não são um sonho, mas uma ferramenta vital para melhorar a vida de milhões de pessoas’, diz Ban

A meta de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso a água potável foi alcançada, bem antes do prazo de 2015 prazo para implementar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) acordados mundialmente em 1990.
Entre 1990 e 2010, mais de dois bilhões de pessoas conseguiram acesso a fontes de água potável, tais como fornecimento de água através de tubulações e poços protegidos, segundo um relatório conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas (OMS).
Reduzir para metade o número de pessoas sem acesso a água potável é um dos ODMs que incluem acabar com a pobreza extrema, a redução das taxas de mortalidade infantil e materna, o combate a doenças e estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.
“Hoje reconhecemos uma grande conquista para os povos do mundo”, disse o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, após o lançamento do relatório, intituladoProgressos sobre Água Potável e Saneamento 2012“, publicado a cada dois anos em parceria pela OMS e o UNICEF.
“Este é um dos primeiros ODMs a serem cumpridos. Os esforços bem sucedidos para fornecer um maior acesso à água potável são um testemunho de todos os que veem os ODMs não como um sonho, mas como uma ferramenta vital para melhorar a vida de milhões das pessoas mais pobres”, disse o Secretário-Geral.