quarta-feira, 7 de março de 2012

BH Mais Verde reforça compromisso com arborização e planta árvore de número 10 mil

Parque Municipal de Belo Horizonte

O canteiro da avenida das Agulhas Negras, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul de Belo Horizonte, se tornou ontem um marco de arborização ao ganhar o plantio da árvore de número 10 mil do programa BH Mais Verde. A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como objetivo o plantio de 54 mil árvores em todas as nove regiões da capital mineira, até 2014. Para tornar Belo Horizonte mais verde e com melhor qualidade de vida, a Prefeitura vai investir cerca de R$ 17 milhões no programa.

A árvore de número 10 mil, um ipê roxo, foi plantada pelo prefeito Marcio Lacerda, que ressaltou o quanto o verde embelezava as ruas e tomava conta dos quintais das casas da capital mineira antigamente. “Percebemos que o plantio de árvores não acompanhou a expansão urbana. Portanto, fizemos um programa que visa plantar 54 mil árvores em três anos, sendo 6 mil em cada região da cidade. A nossa expectativa é que até a Copa do Mundo de 2014 os corredores já tenham algumas árvores floridas”, ressaltou.

Segundo Márcia Mourão, gerente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o plantio busca melhorar a arborização da cidade e, principalmente, a qualidade de vida. “Dessa forma, também vamos contribuir para a reposição de todos os espécimes que foram suprimidos em função das obras pela cidade”, disse.

Ruas e avenidas com grande movimentação de pessoas receberão mudas de 2,5 metros de altura, contados do solo até a primeira ramificação dos galhos. Isso garante que as mudas peguem com mais facilidade e que tenham um crescimento facilitado. Mudas menores serão plantadas em locais de pouca movimentação de pessoas ou sem acesso, como ao longo de córregos canalizados, diminuindo a possibilidade de serem depredadas.