terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Núcleo da FFLCH estuda a origem e o caminho das ideias

O episódio em que a queda de uma maçã teria inspirado o britânico Isaac Newton a desenvolver a teoria da gravidade já é um clássico na história da ciência. Pouco se sabe, porém, qual o caminho percorrido por outros grandes pensadores até chegarem aos seus conceitos e ideias geniais. Realizar esse trabalho de pesquisa, assim como diversos outros tipos de estudos, é o papel do Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Fundado há cerca de dois anos, o Núcleo surgiu da necessidade que a professora Sara Albieri enxergou em promover maior diálogo entre as áreas de pesquisa da Universidade. Segundo ela, mesmo dentro da FFLCH, os estudos estavam muito especializados e profundamente focados em aspectos pequenos de uma ou outra questão. “Descobri essa área de pesquisa que estava esquecida e pouco revitalizada, que eram os estudos de história intelectual”, diz. (...)
Leia a matéria completa em http://www5.usp.br/nucleo-da-fflch-estuda-a-origem-e-o-caminho-das-ideias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.