segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sociedade civil fortalece debate sobre segurança alimentar em fórum de Porto Alegre


O brasileiro José Graziano, diretor-geral da FAO, participará do Fórum Social Mundial, que irá discutir alternativas para desenvolvimento global.

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, participará da edição deste ano do Fórum Social Mundial, que acontecerá em Porto Alegre (RS) entre os dias 24 e 29 de janeiro.
O diretor-geral falará, no Palácio Piratini, no dia 24, às 8h30, no evento de abertura, o Colóquio “A importância da sociedade civil nacional e internacional para a segurança alimentar e nutricional”. O evento foi organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do governo do Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da FAO.
Segundo José Graziano, a realização do colóquio no contexto do Fórum Social reflete o amadurecimento da democracia brasileira na discussão sobre segurança alimentar e nutricional no Brasil. “O canal de diálogo entre sociedade civil, setor privado e governo está consolidado no que diz respeito à formulação das políticas públicas de segurança alimentar no país”, afirma Graziano.
Na avaliação do diretor-geral da FAO, os avanços e conquistas institucionais em segurança alimentar traduzem o pensamento da sociedade brasileira. “Não é aceitável conviver com a fome e a miséria em nenhuma democracia. O Brasil acordou para essa realidade e está lutando para mudá-la”.

Rio+20

De acordo com Graziano, as discussões sobre segurança alimentar e nutricional ganharam dimensão internacional e estarão no centro do debate da Conferência Rio+20, programada para junho, no Rio de Janeiro.
O documento inicial foi divulgado pela ONU no dia 10 de janeiro e reflete parte das negociações entre Estados-Membros, agências internacionais, organizações não governamentais e grupos políticos sobre desenvolvimento sustentável.

Ano Internacional das Cooperativas

José Graziano também estará presente no lançamento do Ano Estadual das Cooperativas, organizado pelo governo do Rio Grande do Sul. O evento, programado também para o dia 24, no Palácio Piratini, às 11h, integra as atividades do Ano Internacional das Cooperativas, divulgado recentemente pelas Nações Unidas.
As cooperativas agrícolas são um importante mecanismo para o desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar e a redução da pobreza. Por meio de suas ações, o pequeno agricultor tem melhores condições de aumentar o poder de negociação e a capacidade de compartilhar recursos.

Fórum Social

O Fórum Social Temático (FST), intitulado ‘Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental’, irá promover cerca de 900 atividades, entre palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações artísticas.

Mais informações

Fernando Cruz – Assessor de Comunicação da FAO Brasil
61 3038-2270 | fernando.brasilcruz@fao.org
Informações sobre o Fórum Social Mundial: www.fstematico2012.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.