quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Em BH, Casa do Baile oferece oficinas de fotografia

A Fundação Municipal de Cultura por meio da Casa do Baile, abre inscrições para duas oficinas gratuitas de fotografia entre os meses de fevereiro e março. As atividades são oferecidas ao público de todas as idades no contexto da exposição em cartaz: "Fotógrafo Lambe-lambe: retratos do ofício em Belo Horizonte" e pretendem estabelecer relações entre participantes fotógrafos, seu ofício e a fotografia. As inscrições para participar podem ser feitas na Casa do Baile e as vagas são limitadas.
Serão ofertadas duas oficinas, Construção de Câmera Escura e Técnica de Pinhole. A câmera escura é o aparelho óptico que esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. Nela a luz procede de um objeto iluminado que, através de uma pequena abertura, penetra o interior da máquina e reproduz lá dentro em sua parede oposta uma imagem invertida da cena enquadrada.

Já a técnica de fotografia pinhole é uma alternativa experimental para obter diferentes resultados em fotografias. Utilizando equipamentos não convencionais, a câmera pinhole é produzida artesanalmente e não possui objetiva, no lugar dela há um minúsculo orifício por onde a luz é captada para dentro da câmera. A partir disso, as fotos são capturadas, até se encontrar o tempo adequando de exposição de luz para se captar a imagem desejada.

Programação das Oficinas:
Câmera Escura: Dias 11 de fevereiro e 10 de março das, 14 às 16h.
Pinhole: Dias 25 de fevereiro e 17 de março, das 14 às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.