quinta-feira, 22 de setembro de 2011

6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul - 24 a 31 de outubro em BH

  


Em 2011, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul completa seis anos. Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana.

O Brasil tem buscado fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, visando à formação de uma nova mentalidade para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Como expressão artística, o cinema possui uma linguagem própria, capaz de tocar pessoas, despertar sentimentos, sensibilizar olhares e construir identidades comuns. Desta forma, a arte permite conhecer e interagir.

A 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC-SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Conta ainda com o apoio governamental na organização local com as Secretarias Estadual e Municipal de Direitos Humanos, Educação e Cultura. Com todas as sessões gratuitas, sempre em salas acessíveis para pessoas com deficiência, a Mostra é um convite ao olhar e à sensibilidade cinematográficos, que traduzem temas atuais de Direitos Humanos e despertam a reflexão e a construção de identidades na diversidade.

A realização deste relevante evento possibilita que o cinema seja reconhecido como importante instrumento para o debate, a promoção e o respeito aos direitos fundamentais. Em sua sexta edição, a Mostra já pode ser vista como um marco consolidado no calendário anual dos Direitos Humanos em nosso País, prestigiada por milhões de pessoas em vários municípios brasileiros.

Em Belo Horizonte a 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, acontece no período de 24 a 31 de outubro, com sessões exibidas gratuitamente, na sala Humberto Mauro, no Palácio das Artes.

A 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos será composta por filmes, entre longas e curtas-metragens, ficções e documentários, que abordam questões referentes aos direitos humanos. Entre os temas, são abordados os direitos da criança e do adolescente, da população afrodescendente, dos homossexuais, da população carcerária, dos deficientes físicos, da diversidade religiosa, dos migrantes, entre outros.

Por ocasião da abertura da ª Mostra, Belo Horizonte contará com a exibição de um filme, às 20h, precedida de uma cerimônia de abertura política, a qual contará com autoridades do governo Federal, Estadual e Municipal, além de entidades organizadas da sociedade civil que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos.

Belo Horizonte - 24 a 31 de outubro de 2011

Cine Humberto Mauro - 140 lugares
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro - (31) 3226-7400
Informações sobre a programação completa -
www.cinedireitoshumanos.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.