quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cidadania e Sustentabilidade: Último dia do Lixômetro será marcado por evento educativo na Praça 7, em BH

Um grande evento nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 9h30, na praça Sete, marca o encerramento da ação educativa promovida pela SLU, que culminou com a instalação do Lixômetro no canteiro central da avenida Afonso Pena e interrupção dos serviços de varrição na Praça Sete por 48 horas.

A varrição, interrompida no dia 20, será retomada à zero hora desta quinta-feira, dia 22. Com a praça novamente limpa, a SLU promove a partir 9h30 um evento educativo, com intervenções artísticas, educativas e lúdicas feitas pelo grupo de teatro Até Tu SLU, em todos os quarteirões da praça.

Em volta do Pirulito da Praça Sete, os garis vão colocar suas vassouras, para chamar a atenção sobre a importância do trabalho realizado por eles. Os pedestres que passarem pelo local e os motoristas que pararem nos sinais de trânsito nas avenidas Amazonas e Afonso Pena serão abordados pelos garis.

Artistas do Projeto Guernica ficarão aos pares nos quarteirões fechados, pintando telas com a técnica do grafite com o tema “A Praça que Queremos”. Nos quatro quarteirões fechados serão instalados pontos para atendimento à população e divulgação dos serviços da SLU.

Outra atração será a presença do garoto Petrus, que recentemente foi notícia por escolher os garis como tema de sua festa de aniversário. A criança, de quatro anos, tem os trabalhadores da limpeza urbana como super heróis e faz questão de comparecer ao evento, com o seu uniforme de gari.

Lixômetro será retirado à meia noite do dia 23

O Lixômetro, uma caixa transparente feita de policarbonato, de 16 metros cúbicos e 2 metros de altura, instalada no dia 16 no canteiro central da Avenida Afonso Pena, ficou repleta de lixo, com 14 toneladas coletadas pelos garis durante a varrição da Praça Sete. Ele será retirado à zero hora da sexta-feira, dia 23.

O objetivo do Lixômetro foi mostrar para a população a quantidade de lixo gerada no “coração de BH”, para que todos pudessem ter uma noção do tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas. A intenção foi sensibilizar as pessoas e passar a mensagem de que todos devem colaborar e participar da manutenção da limpeza de nossa cidade, simplesmente não sujando ou colocando o lixo nos locais adequados.

Atualmente, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolhe diariamente cerca de duas toneladas de lixo jogado no chão, somente na Praça Sete. O local chega a ser varrido 14 vezes ao dia, sendo que a SLU mantém ainda um gari de plantão em cada quarteirão fechado. Além disso, a coleta de lixo no local é realizada diariamente, no período noturno.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.