quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Educação: Jovens procuram cada vez mais o ensino técnico

  

Salários maiores são alguns dos atrativos para os estudantes

O jovem que optou pelo curso técnico ganha em média 12,5% a mais do que aquele que fez o ensino médio comum (fonte: Fundação Itaú Social). No Sul de Minas, as instituições de ensino que utilizam a metodologia de educação empreendedora da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) já têm um aumento de cerca 20% no número de jovens que buscam essa oportunidade no mercado de trabalho.

Neste ano, cerca de 240 alunos se inscreveram na ETFG de Piumhí, Arcos, Varginha e São Sebastião do Paraíso que integram as 15 unidades da Rede Sebrae de Formação Gerencial.

A ETFG oferece aos alunos uma metodologia que associa as disciplinas básicas do ensino médio à formação técnica em administração, visando o desenvolvimento de uma nova cultura gerencial. A escola busca a aproximação acadêmica e profissional, preparando jovens para o exercício da cidadania, das relações humanas e do empreendedorismo.

De acordo com o gerente do Sebrae-MG, Juliano Cornélio, com o mercado de trabalho aquecido e a intensa busca por profissionais qualificados, o ensino técnico aparece como uma forma de suprir essa demanda. “Os jovens estão cada vez mais dispostos a buscar novos desafios e diferencias para concorrer no mercado. Com uma formação técnica ele tem mais chance, já que está mais preparado”, explica.

Troca de experiências

No próximo dia 25 de agosto, professores se reúnem no 1º Encontro Regional das ETFGs do Sul e Sudoeste de Minas, em Varginha. O encontro tem o objetivo de discutir a visão empresarial nas escolas, estimulando a troca de experiências entre os educadores da Rede.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-MG - em 17.08.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.