sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BN lança livro com plano de prevenção de riscos ao acervo


Como forma de ajudar na salvaguarda de acervos bibliográficos e documentais, a Editora Biblioteca Nacional está lançando o livro Plano de gerenciamento de riscos – salvaguarda e emergências, com as melhores e mais modernas técnicas de prevenção e controle de crises. O livro, do coordenador de Preservação da instituição Jayme Spinelli e do especialista José Luiz Pedersoli Júnior, será disponibilizado em versões impressa e digital, sendo este último com edições também em inglês e espanhol.

Segundo o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, o lançamento desse livro faz parte do projeto da FBN de promover o intercâmbio de informações e experiências entre os profissionais responsáveis pela proteção do patrimônio cultural brasileiro. “Em meio às inúmeras iniciativas adotadas pelas instituições detentoras de acervos bibliográficos e documentais para retardar ou estancar os processos de degradação das coleções, a elaboração de um plano de gerenciamento de riscos surge como uma ferramenta essencial e de grande eficiência”, afirma Amorim.

Pela relevância e alcance internacional, o livro dos especialistas brasileiros será lançado em importantes encontros de bibliotecários pelo mundo. Entre os eventos, estão conferências em Porto Rico, no México, em Portugal e na própria sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro – 15º Curso Informativo sobre Preservação de Acervos, em outubro. O primeiro da série será no país da América Central, no 77° Congresso da Federação Internacional de Bibliotecas, Associações e Instituições, entre os dias 13 e 18 de agosto.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.