Outra parceria de sucesso no âmbito do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Museu das Minas do Metal resulta do investimento do grupo EBX no projeto do Governo de Minas Gerais. “Somente Minas Gerais poderia ter um museu como este”, diz Marcello Dantas, autor do projeto museográfico que venceu o desafio de adequar um prédio do final do século XIX, tombado pelo IEPHA/MG, às necessidades de um museu contemporâneo, que ocupa 5,8 mil m², com 18 salas de exposição e cerca de 50 atrações em 3D e 2D. Conta com acervo virtual, imagens cenográficas, efeitos holográficos (miragens), atrações interativas e projeto educativo inovador.
A proposta do Museu é voltada para o conhecimento e o entretenimento, acompanhando as características do Estado, a história econômica, social e cultural da sua atividade mineradora, a riqueza do subsolo e suas paisagens cravadas nas montanhas de minério de ferro. Foram selecionadas 11 minas de diferentes produtos para contar a história de Minas e do país a partir de personagens como Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina, Mendelleev e a tabela periódica, o barão Wilhem Ludwig von Eschwege, entre outros.
Além da museografia moderna, novo recorte conceitual e grandes espaços doam também nova vida à coleção de mineralogia do Museu Professor Djalma Guimarães que terá tratamento especial, além de uma sala em homenagem a este importante geólogo mineiro. O MMM propõe uma curiosa viagem pelas eras do metal e seus desdobramentos na história da humanidade. Um novo olhar sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais e o desenvolvimento econômico: do ciclo do ouro à indústria de microprocessadores.
Saiba mais em: http://www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br/museus-e-espacos/museu-das-minas-e-do-metal-ebx/apresentacao
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h às 18h.
Atrações:
Acervo virtual, imagens cenográficas, atrações interativas e projeto educativo inovador com 5,8 mil m², 18 salas de exposição distribuídas em três andares e 44 atrações com efeitos especiais. Um novo olhar sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais e o desenvolvimento econômico: do ciclo do ouro à indústria de microprocessadores.
O agendamento de visitas monitoradas para grupos escolares e para outros grupos interessados deve ser feito através do endereço:
http://www.mmm.org.br/index.php?p=50.