No último trimestre de 2010, a Fundação O Boticário participa de duas conferências das principais convenções da ONU sobre meio ambiente. A primeira, a 10ª Conferência das Partes (COP 10) da Convenção sobre Diversidade Biológica, aconteceu em Nagoya no Japão, em outubro. A próxima, a COP 16 da Convenção sobre Mudança do Clima, acontece no final de novembro em Cancun no México.
No Japão, a Fundação O Boticário apresentou os resultados da Onda Verde, que aconteceu em 63 países, e no Brasil foi promovido pela instituição a convite da própria CDB (Convenção da Diversidade Ecológica da ONU).
Em Cancun, André Ferretti, coordenador de Conservação da Biodiversidade, e Guilherme Karam, analista de projetos ambientais, representarão a Fundação O Boticário. Eles acompanharão as negociações - especialmente a da delegação do governo brasileiro, além de divulgar a posição da instituição em relação às mudanças climáticas, participando de palestras e reuniões técnicas de capacitação, e ainda fazendo contatos com instituições e profissionais das áreas de mudanças climáticas e conservação da biodiversidade.
No México, a Fundação também divulga o Projeto Bioclima – Lagamar, que irá estudar efeitos das mudanças climáticas sob a biodiversidade da Mata Atlântica.
Expectativas
Mesmo sem grandes expectativas para um acordo global sobre o clima, um resultado positivo esperado pela equipe da Fundação O Boticário seria o avanço na regulamentação de um mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), por parte dos países, e no financiamento de ações de mitigação e adaptação.