domingo, 29 de maio de 2022

Escassez de mão de obra. Desemprego. Etarismo. Saúde Mental. Tudo junto e misturado!


Escassez de mão de obra. Desemprego. Etarismo. Saúde Mental. Tudo junto e misturado!

 

Por Alessandra Leles Rocha  

 

Preocupação global, a saúde mental está imersa em questões triviais do cotidiano, as quais a maioria da população nem se dá conta. Foi assistindo a várias matérias recentes sobre as gigantescas filas dos “feirões de vagas de emprego”, Brasil afora, e pondo reparo às entrevistas, que pude captar a sutileza das entrelinhas perversas, pela manifestação de diversos preconceitos e discriminações, incluindo o etarismo.

A discriminação contra indivíduos com base em estereótipos associados à idade, sempre esteve presente na sociedade brasileira. Sobretudo, em relação às mulheres. Acontece que o peso dessa análise vai muito além da exaltação do envelhecimento em si. Trata-se de evidenciar a passagem do tempo como uma condição degradante e marginalizante para a realização de qualquer trabalho fora do contexto doméstico.

É como se a força de trabalho estivesse resumida à força física, ao vigor, à destreza lógica, tão frequentemente atribuídos à juventude. Como se a morte estivesse anunciada na idade presente no documento pessoal, ou seja, o idoso já vive na expectativa de não ter amanhã, ao contrário do jovem. Como se a aparência juvenil pudesse agregar mais valor a bens, produtos e serviços. ...

No entanto, considerando que o mundo caminha para um envelhecimento populacional consistente nas próximas décadas e que, em paralelo a esse processo, tem havido um empobrecimento das nações, o modo de olhar e entender a situação precisa ser outro. Particularmente, nos países classificados como “em desenvolvimento”, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU)1. Algo que inclui o Brasil.

Diante da inexistência de políticas públicas formuladas e estruturadas para atender a esse cenário social, cada vez mais a presença de idosos nas filas de emprego se amplia e dá a dimensão da fragilidade socioeconômica que envolve suas vidas. Então, não bastassem os impactos psicoemocionais inerentes ao processo de envelhecimento, o etarismo surge como mais um desafio para manterem sua saúde mental equilibrada a fim de alcançar o seu objetivo de sobrevivência.

A disputa no mercado de trabalho é sim, cada vez mais feroz. São milhões de pessoas em busca de um emprego, ou de uma recolocação dentro do status formal. Todos ali precisam e dependem daquela oportunidade para assegurar a dignidade do seu cotidiano. É o pão de cada dia que está em jogo. É o aluguel. É a luz. É a água. É a vida...

No entanto, sob a alegação numérica das conjunturas, eis que o etarismo aparece como critério de exclusão na maioria dos casos, desencadeando um fenômeno de destruição da autoestima e do aparecimento de um profundo desalento entre as parcelas mais vividas da população. É nesse ponto que ele se torna o estopim para o comprometimento da saúde física e mental dessa parcela humana.   

O etarismo adoece a população idosa, na medida em que a faz se sentir desqualificada, inapropriada, incapaz, ultrapassada, feia, ... E esse adoecimento mental, moral, fomenta um ciclo vicioso que degrada lentamente o indivíduo, pela somatização das suas tristezas, dos seus infortúnios, das suas mazelas, e pela potencialização de eventuais comorbidades preexistentes. Quanto mais o indivíduo é preterido socialmente, mais a sua qualidade de saúde é comprometida.

Sem contar, que tomados por tanta depreciação, eles acabam rendidos aos assistencialismos e aos oportunismos de plantão. Às vezes, lançados as mais atrozes condições de precarização laboral. Sim, muitos acabam aceitando propostas degradantes em nome de um mínimo de sobrevivência. Às vezes, submetidos às indignidades que compõem o leque de “auxílios” governamentais, notoriamente conhecidos pela insuficiência, frente ao que estabelece a própria Constituição Federal de 1988.

Pois é, nos atemos muito às doenças; mas, esquecemos de refletir sobre as causas. Muito pouca gente se pergunta o que estaria por trás de tanta depressão, no mundo? De tanto suicídio? De tanta frustração? De tanto desalento? E esse não se perguntar, abre as fronteiras, inclusive do mercado de trabalho, para o fluxo contínuo de agentes fomentadores dessas situações, como é o caso dos preconceitos e das discriminações.

Etarismo. Gordofobia. Misoginia e Sexismo. Homo e Transfobia. Xenofobia. Aporofobia. Racismo. Eles são sim, armas de destruição humana. Aliás, as violências começam pelas palavras. Porque o modo como são ditas, recebidas e processadas é sempre imprevisível. De repente, elas acessam um gatilho de memórias e lembranças profundas que fazem emergir uma série de desdobramentos devastadores, em fração de segundos.

É sério! Se ninguém conhece a si mesmo, o que dirá a respeito do outro! Os impactos que causamos nas pessoas, sejam bons ou ruins, precisam de reflexão, de consciência. E no caso dos preconceitos, o que se tem é uma aplicação rasa e inconsistente de crenças, valores e sentimentos, os quais, na maioria das vezes, sequer foram analisados ou ponderados de maneira particular. Fluem de achismos, de casuísmos, frutos de um senso comum deturpado.

O importante; sobretudo, na conjuntura atual, é perceber como esse comportamento tem afetado e prejudicado milhões de pessoas, no cerne da sua sobrevivência. O quanto a humanidade está ampliando os desafios relativos à convivência e coexistência social desnecessariamente. Inclusive, colocando em xeque se, de fato, há realmente uma inexistência, tão expressiva, de mão de obra qualificada à disposição. Talvez, seja bom refletir a respeito com todo o respeito que essa questão merece!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.