segunda-feira, 27 de agosto de 2018

FCRB - Seminário Internacional Eisenstein #5: Cinematismos


Nos dias 29, 30 e 31/08 das 10h às 18h, será realizado o Seminário Internacional Eisenstein #5: Cinematismos. Organizado por Flora Süssekind, Tânia Dias (ambas da Pesquisa em Filologia da FCRB) e Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO), esta quinta edição do seminário é dedicada aos cinematismos na arquitetura, na música, na literatura, no teatro, nas artes plásticas; e a visões renovadas sobre o legado artístico e teórico do cineasta.
Como nas edições anteriores, procura-se pensar o trabalho do cineasta em montagem permanente com a criação em geral, a cultura e a ciência produzidas no Brasil. Para Serguei Eisenstein, pensar o cinema é pensá-lo em relação com outras artes e com diversas manifestações da cultura humana. Daí o termo “cinematismo”, neologismo eisensteiniano criado para tratar do cinematográfico fora do cinema.
O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Aqueles que desejarem, serão concedidos certificados de participação. As conferências em língua estrangeira terão tradução simultânea para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.