terça-feira, 25 de julho de 2017

Centro da ONU lança revista sobre metodologia de combate à pobreza

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) lançou neste mês a nova edição de sua principal publicação — a revista Policy in Focus. Periódico aborda as conquistas, mas também as controvérsias, da chamada ‘Graduation Approach’, uma metodologia de combate à extrema pobreza desenvolvida no início da década passada. Iniciativa combina transferência de recursos, capacitação e acesso a serviços.

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) lançou neste mês a nova edição de sua principal publicação — a revista Policy in Focus. Periódico aborda as conquistas, mas também as controvérsias, da chamada Graduation Approach, uma metodologia de combate à extrema pobreza desenvolvida no início da década passada. Iniciativa combina transferência de recursos, capacitação e acesso a serviços.
Em 2002, a organização não governamental BRAC, com sede em Bangladesh, lançou um programa intitulado “Desafiando as fronteiras da redução da pobreza – Focalizando os ultra-pobres” (CFPR-TUP, na sigla em inglês). O projeto propunha uma série de intervenções entre as famílias mais pobres das zonas rurais do país. O objetivo da primeira fase era ajudar os grupos mais vulneráveis a alcançar formas sustentáveis de subsistência.
Para isso, a iniciativa oferecia transferências únicas de ativos, além de levar serviços de saúde, treinamentos e políticas de proteção social para os beneficiários. Outra medida era o incentivo e a promoção da poupança.
Por meio do programa, as famílias poderiam criar um caminho — ou “graduação” — para sair da pobreza extrema dentro de um período determinado de tempo. Esse tipo de trabalho passou a ser conhecido como Graduation Approach e se popularizou não apenas entre ONGs e doadores internacionais, como também entre governos. Quase 60 iniciativas inspiradas pela metodologia foram implementadas em cerca de 40 países
A edição da Policy in Focus aborda conquistas trazidas por esses projetos, mas alerta para os desafios e erros de implementação, responsáveis por resultados aquém do esperado. Artigos compilados na publicação analisam a relação entre a Graduation Approach e outras estratégias de proteção social. Também são discutidos métodos de monitoramento do impacto dessa abordagem para combater a miséria.
Outros temas incluem o uso de tecnologias digitais para a inclusão financeira de populações vivendo na pobreza. Autores também debatem a adaptação da Graduation Approach para a prestação de assistência humanitária a refugiados. Saiba mais sobre a publicação clicando aqui.
A revista está disponível apenas em inglês. O download é gratuito e pode ser feito em PDF — acesse clicando aqui — ou em formato compatível com smartphones/tablets — acesse clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.