terça-feira, 12 de julho de 2016

"Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam". Martin Luther King

Martin Luther King (1929-1968) foi um pastor protestante e ativista político norte-americano. Lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1964.
Martin Luther King (1929-1968) nasceu em Atlanta, nos Estados Unidos, no dia 15 de janeiro de 1929. Filho e neto de pastores protestantes batistas resolveu seguir pelo mesmo caminho. Em 1951 gradua-se em Teologia na Morehouse College. Em seguida cursa doutorado em Filosofia pela Universidade de Boston.
Em 1954 Martin Luther King assume a função de pastor na cidade de Montgomery, no Estado do Alabama, local onde ocorriam os maiores conflitos raciais do país. Começou sua luta liderando um movimento contra a segregação nos ônibus, após a prisão de uma negra que se recusou a ceder o lugar para um branco.
Nos Estados do sul a segregação racial tinha o respaldo da lei. Nos ônibus de Montgomery o motorista tinha que ser branco e os negros só podiam ocupar os últimos lugares. O movimento contra a segregação durou 381 dias e terminou com a decisão da Suprema Corte de acabar com a discriminação.
Em 1957 Martin Luther King fundou a Conferência da Liderança Cristã do Sul, sendo o seu primeiro presidente. Passou a organizar campanhas pelos direitos civis dos negros, baseadas na filosofia da não violência, pregada pelo líder indiano Manhatman Gandhi.
Em 1960 consegue liberar o acesso dos negros em parques públicos, bibliotecas e lanchonetes. Em 1963 lidera a Marcha sobre Washington, que reúne 250 mil pessoas, onde faz seu importante discurso, que começa com a frase “I Have a dream” (Eu tenho um sonho), e descreve uma sociedade, onde negros e brancos possam viver harmoniosamente.
Em 1964 é criada a Lei dos Direitos Civis, que garante a tão esperada igualdade entre negros e brancos. Nesse mesmo ano Martin Luther King recebe o “Prêmio Nobel da Paz”. Sua luta se estendeu também nos movimentos contra a Guerra do Vietnã.
Martin Luther King é assassinado, por um branco, em Menphs, Tennessee, no dia 4 de abril de 1968. Em 1977, em homenagem póstuma, representado por sua esposa Coretta Scott King, recebe a Medalha Presidencial da Liberdade. Em 2004 recebe a Medalha de Ouro do Congresso Americano, pelos 50 anos da promulgação da histórica Lei dos Direitos Civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.