sábado, 7 de maio de 2016

Espaço do Conhecimento irá transmitir ao vivo passagem do planeta Mercúrio em frente ao Sol

Fenômeno não pode ser observado sem equipamentos especiais.
Último trânsito ocorreu há mais de 50 anos.
 No dia 9 de maio, segunda-feira, a partir das 9h, o Espaço do Conhecimento UFMG irá transmitir ao vivo o trânsito de Mercúrio - o planeta passará entre o Sol e a Terra e será filmado através do telescópio solar do museu. Toda a movimentação será registrada e transmitida ao vivo, via internet, através do site do Espaço do Conhecimento e de parceiros.
Como explica o coordenador do núcleo de astronomia do museu, Leonardo Soares, o trânsito de Mercúrio é um fenômeno raro e importante para a astronomia - o último aconteceu há mais de 50 anos, em 1960, e o próximo será em 2019. “A divulgação dos fenômenos celestes é uma das principais funções dos planetários e observatórios em todas as partes do mundo. No caso da astronomia, além da observação, também são feitos vários tipos de registro como fotografias, relatos escritos, vídeos, dentre outros. Tudo isso vem acompanhado de análises, elaboração de hipóteses e testes”, comenta.
 Observação do Sol requer cuidados especiais
Além disso, Leonardo ressalta que o trânsito de Mercúrio tem uma particularidade: como todo fenômeno que envolva a observação do Sol, ele não pode ser realizado exceto através de instrumentos específicos. “É importante conscientizar as pessoas sobre os riscos que ficamos submetidos ao se observar o Sol. Estamos chamando a atenção para um astro para o qual não se deve olhar a olho nu ou sem equipamentos adequados. Procedimentos inadequados podem danificar o olho de uma pessoal permanentemente”, explica Leonardo. O telescópio solar do Espaço do Conhecimento é equipado com um bloco de filtros e lentes revestidos com películas que garantem a segurança durante a observação e captação de imagens.
  Transmissão irá durar seis horas
A transmissão do trânsito de Mercúrio terá, ao todo, seis horas de duração, das 9h às 15h. O link da será divulgado na página do Espaço do Conhecimento www.espacodoconhecimento.org.br e através das redes sociais do museu www.facebook.com/espacodoconhecimentoufmg. Em 2012, o Espaço do Conhecimento transmitiu o trânsito do planeta Vênus, em parceria com o Exploratorium, museu de arte e tecnologia em São Francisco, nos Estados Unidos.
 O planeta Mercúrio e a mitologia
Mercúrio é o planeta com a órbita mais próxima do Sol no Sistema Solar. Em diversas épocas do ano, o astro pode ser visto como um ponto brilhante no início ou final da noite, de acordo com a sua posição à época. Mercúrio é também o planeta do sistema que mais rápido dá a volta ao redor do Sol (translação).
Na mitologia romana, Mercúrio era um deus mensageiro, também relacionado ao comércio, aos viajantes e aos rebanhos. Na mitologia grega, o equivalente de Mercúrio é o deus Hermes.
 Serviço
Transmissão do trânsito de Mercúrio
Data: segunda-feira, 9 de maio, das 9h às 15h
Local: através do site do Espaço do Conhecimento UFMG - www.espacodoconhecimento.org.br

Fonte: Tamira Marinho / Comunicação Espaço do Conhecimento UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.