quinta-feira, 10 de março de 2016

UNESCO promove debates sobre uso de tecnologias móveis para promoção da educação de qualidade


Agência da ONU promove nesta semana, em Paris, a Semana da Aprendizagem por Tecnologias Móveis. Evento reúne especialistas, representantes do governo e do setor privado para discutir papel das novas tecnologias portáteis de informação na promoção da educação inclusiva e de qualidade.

Nesta semana, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) vai reunir especialistas em tecnologia e educação junto a representantes de diferentes países para encontrar uma resposta à seguinte pergunta: qual a melhor forma de aproveitar o poder, o crescimento e o custo acessível de tecnologias móveis para garantir que todos os estudantes recebam uma educação de alta qualidade?

Até a próxima sexta-feira (11), a agência da ONU promove a Semana da Aprendizagem por Tecnologias Móveis, em Paris. O evento contará com a participação de pesquisadores que poderão compartilhar experiências sobre como combinar acesso à informação e educação.

Em todo o mundo, o acesso e a utilização de smartphones, computadores e tablets de baixo custo têm se expandido. Os encontros e reuniões durante a Semana vão discutir como as tecnologias podem ser utilizadas para alcançar novos alunos, conectar a educação ao trabalho, empoderar estudantes ao longo da vida e reduzir as desigualdades de oportunidades que afetam mulheres e meninas.

Três subtemas serão debatidos durante a Semana: tornar a educação de alta qualidade uma realidade para todos os estudantes; melhorar a pedagogia e a relevância da aprendizagem; e aprimorar a gestão, planejamento e avaliação.

Para cada um desses eixos, haverá uma programação específica: um seminário online que vai abordar como e em que medida a tecnologia móvel pode facilitar a aprendizagem e reforçar a qualidade da educação; doze workshops para capacitar profissionais de ensino em tecnologias portáteis de comunicação e informação (TICs); um simpósio com especialistas, membros de governos e do setor privado; um fórum político organizado em parceria com União Internacional de Telecomunicações (UIT) sobre projetos bem-sucedidos envolvendo inovações tecnológicas.

Ao longo do evento, também será abordado como os novos recursos tecnológicos podem enfrentar os atuais desafios da educação, entre eles, a escassez de conteúdos de aprendizagem, cursos mal planejados, currículos irrelevantes, professores insuficientemente treinados e supervisão limitada.

“Enquanto conversamos, a tecnologia está mudando e esta é a chance de a UNESCO fazer um balanço anual das novas formas de alavancar a aprendizagem”, explicou o especialista da agência da ONU, Mark West, responsável pela Semana.

Em seu portal, a UNESCO disponibiliza um material educativo dinâmico que pode oferecer soluções de aprendizagem novas e pouco custosas para os Estados-membros. Acesse os conteúdos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.