segunda-feira, 7 de março de 2016

Núcleo de Neurociências e Espaço do Conhecimento UFMG oferecem atividades na Semana do Cérebro


Núcleo de Neurociências e Espaço do Conhecimento UFMG oferecem atividades na Semana do Cérebro

Evento acontece entre 14 e 20 de março e tem sua programação diversificada

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com o Núcleo de Neurociências da UFMG, integra a programação da Semana do Cérebro. Realizadas entre os dias 14 e 20 de março, as atividades têm classificação livre, são gratuitas e se dividem entre o Campus Pampulha e o Espaço do Conhecimento. Este ano, a programação do evento foi ampliada e contará com dois debates, uma sessão comentada “Neurociências, cinema e pipoca”, oficinas e exposição de vídeos.Como um dos destaques a edição da Semana, o debate Neurotalk vai reunir as professoras da Faculdade de Medicina da UFMG, Dra. Juliana Gurgel Giannetti e  Dra. Marise Oliveira Fonseca, para falar sobre a incidência do Zika vírus e casos de microcefalia.  

De acordo com Grace Schenatto, Professora Associada do Núcleo de Neurociências da UFMG e uma das responsáveis pela o evento, um dos principais objetivos da Semana do Cérebro é promover a divulgação científica e contribuir para a desmistificação do trabalho dos pesquisadores, de forma divertida e acessível ao público. “Percebemos que, no quadro nacional, somos influentes, temos laboratórios desenvolvendo pesquisas muito relevantes, mas poucas pessoas têm consciência disso. Nesse sentido, o trabalho com a divulgação científica se mostra muito importante.” A professora comenta também sobre as motivações que levaram à elaboração da programação: “Para além da divulgação dos conhecimentos produzidos na universidade, buscamos também promover uma conscientização em relação ao trabalho dos cientistas, permitir que o público se identifique conosco. Queremos mostrar que somos apenas pessoas comuns, apaixonadas por ciência, e, com isso despertar o interesse de crianças e jovens para a carreira e para o desenvolvimento do pensamento crítico”, explica. 

Com o apoio da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, a Semana Nacional do Cérebro está ligada à Brain Awareness Week (BAW), uma campanha global para divulgar os benefícios do estudo do cérebro. A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações do mundo todo unem-se para popularizar conhecimentos em neurociências. No Brasil, os primeiros eventos de divulgação científica simultâneos à BAW aconteceram em 2010 no Rio de Janeiro e, a partir de 2012, as atividades passaram a ser articuladas nacionalmente. 

Saiba mais sobre a programação do evento:

 

Exposição de vídeos - Neurociências

14 a 20/03

ter a dom, 10h às 17h, quinta-feira, 10h às 21h

4° andar do museu, sem inscrições prévias

Classificação indicativa: livre

Os visitantes poderão assistir a vídeos com explicações em linguagem acessível, sobre experimentos e descobertas clássicas e atuais  em neurociências. Estes vídeos serão intercalados por depoimentos de membros do Núcleo de Neurociências da UFMG, contando ao público sobre suas pesquisas e rotina como cientistas.

 

Neurociências, Cinema e Pipoca

15/03

17h às 19h

Campus Pampulha UFMG - CAD1, sem inscrições prévias

Classificação indicativa: livre

Número de vagas: 100

A partir da exibição de um filme, a Profa. Grace Schenatto Pereira Moraes fará comentários e contextualizações científicas relacionadas ao enredo da obra.

 

Oficina: O que você tem na cabeça?

16 e 17/03

10h às 12h e 14h às 17h

2° andar do museu, sem inscrições prévias

Voltada para toda a família, esta oficina oferecerá diversas atividades para que os participantes conheçam um pouco mais sobre o cérebro: de que ele é constituído, como funciona e se organiza.

Atividade 1: Estrutura do cérebro

Neste espaço estarão expostos modelos anatômicos de cérebros humanos, de roedores, abelha, peixes, etc. Também estará disponível um microscópio para visualização do tecido nervoso.

Atividade 2: Funcionamento do cérebro

Nessa atividade serão realizadas demonstrações de experimentos que mostram a origem elétrica das funções neuronais. Será utilizada uma placa de circuito impresso acoplado a um osciloscópio para fazer simulações sobre o funcionamento de neurônios. Também serão realizados testes com estimuladores elétricos para demonstrar que os músculos se contraem em resposta à estimulação nervosa. Por fim, será exposto um modelo para demonstrar como ocorre essa modulação nervosa de músculos, análoga a de humanos, porém, com uma pata de barata.

Atividade 3: Sentidos químicos

Neste espaço, uma série de experimentos simples que mostram a dependência do olfato no paladar, como os receptores olfativos são saturáveis, que sentimos o sabor do doce e salgado em locais diferentes da língua, etc.

Atividade 4: Mitos e verdades

Atividade dinâmica na qual os visitantes serão convidados a selecionar uma carta, onde haverá a descrição de um mito em neurociências. Após ler a carta, o participante responderá se acha a afirmação falsa ou verdadeira. Depois de cada resposta haverá uma explicação sobre o item pelos organizadores.

 

Neurotalk: Zika vírus e microcefalia

17/03, das 19h às 20h30

Cafeteria do museu, sem inscrições prévias

Classificação indicativa: livre

Convidadas: Dra. Juliana Gurgel Giannetti, professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e Dra. Marise Oliveira Fonseca, professora associada do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Bate papo com as professoras sobre o Zika Vírus e suas possíveis relações com casos de microcefalia. Será uma oportunidade para que o público faça perguntas e tenha esclarecimentos sobre o tema, desmistificando algumas informações incorretas que têm sido propagadas.

 

Café Controverso: Até onde nosso cérebro nos representa?

19/03, 11h

Cafeteria do museu, sem inscrições prévias

Classificação indicativa: livre

Convidados:  Nelson Vaz, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e Márcio Moraes, professor titular da UFMG e líder do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Neurociências da UFMG.

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

 

Serviço:

Semana do Cérebro – no Espaço do Conhecimento UFMG

Data: 14 a 20 de março

Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700

Entrada gratuita

Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br/ (31) 3409-8350

Fonte: Tamira Marinho - Assistente de Comunicação / Espaço do Conhecimento UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário