terça-feira, 22 de março de 2016

Espaço do Conhecimento UFMG convida professores para Minicurso de Formação Intercultural em Astronomia


 

Professores e educadores dos mais diversos níveis de ensino estão convidado/as a participar do Minicurso de Formação Intercultural em Astronomia, no Espaço do Conhecimento UFMG.  

Oferecido gratuitamente nos dias 02, 16, 30 de abril e 07 de maio, o minicurso propõe atividades práticas e lúdicas para ensinar e aprender Astronomia a partir da perspectiva de diferentes culturas da América Latina. Para tanto, serão realizadas sessões de planetário, observações do céu, oficinas e grupos de discussão.  

Nos encontros, serão abordados conhecimentos astronômicos dos povos Guarani e dos povos Tayrona (Colômbia), enfatizando as particularidades destas culturas que desenvolveram, cada qual à sua maneira, formas específicas de marcação do tempo, orientação no território, nomeando constelações a partir dos seus referenciais simbólicos.  

Além dos aspectos ligados à interculturalidade do conhecimento em astronomia, também será discutida a elaboração de roteiros para sessões de planetário também será discutida, assim como a introdução às funcionalidades de um ambiente imersivo e suas possibilidades de uso.  

O curso tem carga horária total de 12 horas e participantes com mais de 70% de frequência ganharão certificado. As inscrições estão sujeitas à lotação das vagas e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário no site do Espaço do Conhecimento, entre os dias 19 e 30 de março.  

O minicurso conta com o apoio do MEC-CAPES,  por meio do Programa Observatório da Educação OBEDUC, Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e do Laboratório de Estudos em Museus e Educação da FAE-UFMG. A equipe é formada por Carlos Augusto Molina (Universidad de Antioquia e Planetário de Medellín - Parque Explora), Gabriel Cabrera Becerra (Universidad Nacional de Colombia), Silvania Sousa do Nascimento (Espaço do Conhecimento UFMG, DDC/UFMG e FaE/UFMG), Francisco de Bórja López de Prado (FaE/UFMG), Leonardo Marques Soares (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e Espaço do Conhecimento UFMG) e Diógenes Martins Pires (Espaço do Conhecimento UFMG)

 

Saiba mais: 

Minicurso de Formação Intercultural em Astronomia 

Público: Professores e educadores em qualquer área do conhecimento e em qualquer nível de ensino. 

Duração: 12h 

Quantidade de vagas: 40 participantes. 

Certificado: Participantes com mais de 70% de frequência ganharão certificado. 

Período de inscrição: 19 a 30 de março. 

Inscrição e questionário: O/as interessado/as podem realizar as inscrições preenchendo o formulário: http://goo.gl/forms/1vR52GajrO. 

Local: Planetário e Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG 

Horário: 9h às 12h 

Datas: aos sábados: 02, 16, 30 de abril e 07 de maio. 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Fonte: Tamira Marinho - Assistente de Comunicação / Espaço do Conhecimento UFMG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.