sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Exposição apresenta moedas da Antiguidade Romana




No próximo dia 1º de março (terça-feira), às 13h, será inaugurada, no espaço expositivo da Reitoria, a exposição “Moedas da Antiguidade Romana nos Acervos da USP Museu Paulista (MP) e Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)”. A curadoria é do professor de Arqueologia Clássica do MAE, Vagner Carvalheiro Porto.

A exposição, com cerca de 320 peças dos acervos dos dois Museus, procura demostrar alguns dos mais fascinantes aspectos da sociedade romana, a partir das diversas representações de Roma nas moedas, tais como os deuses, reis e heróis fundadores de Roma; o discurso de legitimação do poder nas moedas emitidas pelas mais proeminentes famílias romanas; os deuses romanos e suas tríades divinas; as mulheres do Império; o sacrifício na Roma Antiga; o culto imperial; o caráter militar das emissões romanas e a arquitetura monumental dos romanos.

São moedas fabricadas sob a autoridade da República Romana, entre os séculos IV e I antes de Cristo, ou durante o império romano, sob a autoridade dos imperadores ou do Senado, do século I antes de Cristo ao século V depois de Cristo.

A exposição está dividida em três partes: a primeira traz a formação da coleção em si, desde os seus primórdios; a segunda apresenta todo o processo relacionado ao trabalho de conservação e higienização das peças; e, finalmente, a terceira parte expõe as moedas mais representativas do acervo.

A exposição pode ser visitada até o dia 20 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. O espaço expositivo está localizado no saguão do prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.