sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Casa do Saber / SP: Psicanálise e Arte: Por Uma (Re)Educação do Olhar



Metamorfose de Narciso - Salvador Dali



Os encontros vão examinar as diferenças e semelhanças entre a prática psicanalítica da leitura de imagens e o cultivo do olhar na formação do artista plástico. A descoberta do inconsciente, por Freud depende, em grande medida da invenção de uma nova forma de ler imagens, nos sonhos, nas fantasias e nos sintomas. Lacan conferiu a esta prática da leitura uma fundamentação na lógica e nas ciências da linguagem, mas também na poesia. Mas a leitura psicanalítica foi antecedida por uma arte mais ampla e muito mais antiga que é a educação do olhar. Este curso pretende cruzar, histórica e clinicamente, estas duas práticas que condicionam nossos modos de olhar e de ler, tentando entender o litoral entre elas. O curso consiste em uma série de exercícios envolvendo a leitura e a análise da recepção estética de telas, fragmentos de filmes, poemas, sonhos e fragmentos de casos clínicos.

Bibliografia
- Berger, J. (1977) Modos de Ver. São Paulo: Rocco, 1999.
- Dunker, C.I.L. (2015) Construção e montagem da sessão em psicanálise. In Dunker & Rodrigues, Coleção Cinema e Psicanálise Vol. 4 Montagem e Interpretação. São Paulo: Nversos
- Finguermann, S. (2007) Elogio ao Silêncio e Alguns Escritos. São Paulo: Bei.
- Manguell, A. (2001) Lendo Imagens. São Paulo: Companhia das Letras.

Início: 03/03/2016

Duração: 3 encontros

Dias: Quinta-Feira, Sexta-Feira, Sábado

Horário: das 20h às 22h

Valor: 3x de R$170,00

Observações: Quinta e sexta-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 11h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.