sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Desastres naturais no Brasil causaram perdas de 15 bilhões de reais, diz Banco Mundial



Além de desmentir a lenda de que o Brasil é um país livre de tragédias naturais, estudos do Banco Mundial, lançados na última semana, durante o evento Entendendo o Risco Brasil, mostram quão devastadores foram os últimos desastres no País para as economias locais. De acordo com uma recente avaliação, a primeira do tipo feita depois dessas catástrofes, as perdas foram de aproximadamente 15 bilhões de reais.
Os estudos se referem às enchentes em Santa Catarina em 2008, às chuvas em Alagoas e Pernambuco em 2010, e às inundações e deslizamentos de terra na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011. Elaborados pelo Banco Mundial em parceria com governos estaduais e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, mostram que o setor de habitação foi o mais afetado, com perdas de pelo menos sete bilhões de reais.
O impacto mais forte foi sentido pela população de baixa renda, que vivia em encostas, margens de rios e outras áreas vulneráveis. Quando os desastres ocorreram, os governos locais liberaram verbas para ajudar as vítimas e financiaram a reconstrução de casas, o que pesa nos cofres públicos. [...]



Nenhum comentário:

Postar um comentário