terça-feira, 27 de novembro de 2012

Centro Cultural da UFMG exibe esta semana últimos filmes de mostra sobre música e loucura



O Centro Cultural exibe hoje (terça, 27) mais uma sessão da mostra de cinema Loucuras pela música. A partir das 19h, será exibido o filme indiano Sala de música, realizado por Satyajit Ray. A entrada é franca.
A produção de 1957 conta a história do último representante de uma alta casta na Índia. Mesmo com o declínio financeiro, ele tenta manter os mesmos costumes de seus antepassados. Uma de suas grandes paixões é sua enorme sala de música, da qual ele não abre mão. Seu amor à música e seus atos acabam levando sua família à ruína.
Na quinta-feira (29), a mostra se encerra com Retratos de Strawinsky, documentário americano realizado em 1965 por Richard Leacock. A produção segue os passos do compositor e maestro Igor Stravinsky em sua casa na Califórnia, passando por Londres e Hamburg, onde ele realiza um ensaio de orquestra.
São apresentadas conversas do maestro com uma variedade de amigos e colaboradores musicais. Ainda são incluídas imagens de Stravinsky e Balanchine discutindo as Variações (In memoriam Aldous Huxley) e ensaiando seu balé Apollo com Suzanne Farrell.

A mostra

Loucuras pela música, que integra o projeto Cinecentro, teve início no dia 8 deste mês, e será encerrada no dia 29. A curadoria é da professora Rosângela Pereira de Tugny, da Escola de Música da UFMG.
O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na avenida Santos Dumont, 174, esquina com rua da Bahia. Outras informações pelo telefone (31) 3409-8291.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.