terça-feira, 9 de outubro de 2012

UFU é selecionada para criar Laboratórios Interdisciplinares voltados para a formação de educadores


A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) obteve o segundo lugar na lista de instituições públicas de ensino superior (Ipes) selecionadas para a implantação do projeto Laboratório Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram escolhidas 70 propostas em todo o Brasil. A ideia, segundo a professora Camila Lima Coimbra, Diretora de Ensino da UFU, é que sejam criados, a partir de novembro deste ano, laboratórios em Uberlândia e no campus Pontal, em Ituiutaba. A Capes destinará à instituição aproximadamente R$ 200 mil para a aquisição de equipamentos.
Hoje, a UFU oferece 22 cursos de licenciatura. Com os laboratórios, espera-se promover espaços de articulação entre esses cursos, desenvolver projetos ligados à formação de professores da educação básica e fortalecer a relação universidade-escolas.
O ambiente permitirá direcionar o processo de discussão, elaboração, desenvolvimento e avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos de formação de docentes, levando em consideração a diversidade, as especificidades e a autonomia dos Colegiados dos Cursos. “Foram instituídas ações como o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e o Fórum de Licenciaturas – espaço de interlocução acadêmica; com o Life pretendemos reforçar nossas atividades”, afirma Camila Coimbra.
Life
Segundo a Capes, os laboratórios constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Ipes, destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC's) e a articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.