terça-feira, 30 de outubro de 2012

Observatório da ECA/USP mapeará censura e liberdade de expressão na mídia


A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP inaugurou em agosto, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom).
Resultado de 10 anos de pesquisa do antigo Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (Npcc), o Obcom surgiu com o objetivo de mapear, através de noticias, entrevistas, debates e depoimentos, o que está sendo noticiado a respeito de liberdade de expressão e de censura no mundo.
O antigo núcleo já tinha em sua disposição o Arquivo Miroel Silveira, sob guarda da biblioteca da ECA, com mais de 6 mil processos de censura prévia ao teatro de 1930 a 1970. Agora, ele será incorporado ao Obcom, que pretende criar um banco de dados mais amplo que reúna notícias do mundo inteiro, em português, inglês e espanhol, além de pautar um fórum de discussão sobre esses temas na sociedade. [...]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.