segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Biblioteca Mário de Andrade - Palestras sobre óperas "Violanta" e "Uma Tragédia Florentina"


Dia 9, terça-feira, das 19h às 21h
Local: Auditório
Apoio: Theatro Municipal de São Paulo

Em parceria com o Theatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade promove um ciclo de palestras para apresentar ao público os aspectos literários e artísticos das grandes óperas que serão apresentadas na Temporada Lírica de 2012.

Em outubro, com a estreia de Violanta e Uma Tragédia Florentina, Sérgio Casoy discute as duas óperas compostas em meio à brutalidade da primeira guerra mundial. Violanta (1916) e Tragédia Florentina (1917), têm em comum, além da origem cultural vienense de seus autores Korngold e Zemlinsky, a ambientação na Itália renascentista e a ênfase, em seus argumentos, da violência e morte causadas pela traição conjugal.

Sobre as óperas: Programa duplo formado por duas obras do neo-romantismo alemão, Violanta e Uma Tragédia Florentina. A primeira, estreiada em 1916 e escrita por Erich Korngold - compositor mais conhecido por suas trilhas para cinema - tem um libreto original escrito pelo poeta austríaco Hans Müller. Elogiado por Gustav Mahler e Richard Strauss, Korngold foi aluno de Alexander von Zemlinsky, autor da segunda ópera do programa, que tem seu libreto baseado na obra homônima de Oscar Wilde. Duas obras curtas, com uma escrita musical vigorosa, que tratam de triângulos amorosos e seus finais trágicos com grandiloquência.
Direção musical e regência: Luís Gustavo Petri | Direção cênica: Felipe Hirsh

Outubro - 12 (sex) às 20h, 13 (sab) às 20h, 16 (ter) às 20h, 18 (qui) às 20h, 20 (sab) às 20h e 21 (dom) às 17h
apresentações no Theatro Municipal de São Paulo

Mais informações em: www.teatromunicipal.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.