quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Poli levará modelo do USP Recicla para ser implantado em escola pública

O Programa Poli USP Recicla, por meio do Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, irá ajudar a Escola Estadual Renato de Arruda Penteado, do bairro da Freguesia do Ó, em São Paulo, a implantar um programa de gestão de resíduos similar ao adotado na Poli.
O modelo de programa foi apresentado no último dia 30, pelo vice-coordenador do Poli USP Recicla, José Carlos Mierzwa, durante assinatura de acordo. Por esse modelo, antes de executar qualquer ação, o projeto terá uma etapa de capacitação e planejamento, de fundamentação e de delimitação da atuação. “Se essas etapas não forem seguidas, é grande a chance de o programa não ser bem-sucedido”, alertou. “De nada adianta recolher toneladas de papel, por exemplo, se não há infraestrutura adequada para armazenamento nem meios regulares para sua destinação às usinas de reciclagem”, exemplificou Mierzwa.
Ter clareza das limitações também é importante para evitar frustrações. Ele exemplificou isso com o plástico. Embora seja reciclável, estima-se que somente 25% desse material sejam reaproveitados no Brasil. Isso porque a indústria de alimentos, grande produtora desse resíduo, só utiliza plástico novo para evitar problemas de contaminação. “É preciso fazer um diagnóstico correto da geração e destinação de resíduos, definir diretrizes e ações, e executar o programa com objetivos claros”, ressaltou ele, lembrando que a participação e integração de todos é tão fundamental quanto indicadores e avaliações periódicas do programa. [...]

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM