terça-feira, 3 de julho de 2012

ODMs: três objetivos são alcançados mundialmente antes do prazo de 2015

O Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2012 que acaba de ser lançado (02/07) pelas Nações Unidas traz boas notícias: três dos oito objetivos estabelecidos por todos os Estados-Membros da Organização em 1990 já foram cumpridos em nível global. São eles: reduzir pela metade o número de pessoas vivendo na extrema pobreza; reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável e melhorar a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de favelas.
De acordo com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o Relatório dos ODM 2012 oferece “a imagem mais abrangente já apresentada” dos progressos mundiais obtidos na consecução dos Objetivos.
O Relatório afirma que o cumprimento das metas restantes, ainda que difícil, é possível, mas somente se os governos não renunciarem aos compromissos assumidos ao longo da década passada. Mas o sucesso depende de cumprir o ODM 8 – a parceria global para o desenvolvimento – diz Ban em seu prefácio ao Relatório.
“As crises econômicas atuais, que afligem grande parte do mundo desenvolvido, não podem desacelerar ou reverter o progresso que tem sido feito. Vamos construir sobre os sucessos que alcançamos até agora, e não vamos ceder até que todos os ODMs sejam atingidos”, afirma o Secretário-Geral.
O Relatório de 2012 diz que, pela primeira vez desde que os índices sobre pobreza começaram a ser monitorados, tanto o número de pessoas vivendo em extrema pobreza como os índices de pobreza diminuíram em todas as regiões em desenvolvimento, incluindo a África Subsaariana, onde as taxas são mais elevadas.
Estimativas preliminares indicam que em 2010, a proporção de pessoas que viviam com menos de 1,25 dólar por dia caiu para menos da metade do que em 1990. Isso significa que o ODM 1 – reduzir a taxa de pobreza extrema para a metade de seu nível de 1990 - foi alcançado em nível mundial, bem antes de 2015.
O Relatório observa que o objetivo de reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso a fontes seguras de água potável até 2010 foi alcançado. A proporção de pessoas que utilizam fontes seguras de água aumentou de 76% em 1990 para 89% em 2010.
Além disso, a proporção de residentes urbanos no mundo em desenvolvimento que vive em favelas diminuiu de 39% em 2000 para 33% em 2012. Mais de 200 milhões tiveram acesso a fontes de água segura, instalações sanitárias, ou habitação duradoura ou menos lotada. Essa conquista excede a meta de melhorar significativamente as vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de favelas do planeta.
O Relatório também aponta que o mundo alcançou mais um marco: a paridade na educação primária entre meninos e meninas. Impulsionadas por esforços nacionais e internacionais, mais crianças no mundo estão matriculadas na escola no nível primário, especialmente desde 2000. Meninas têm se beneficiado mais. Eram 97 meninas inscritas a cada 100 meninos em 2010 – um aumento de 91 meninas para cada 100 meninos em 1999.
O relatório diz que as taxas de matrícula de crianças em idade escolar aumentaram significativamente na África Subsaariana, de 58% para 76% entre 1999 e 2010.
Além disso, no final de 2010, 6,5 milhões de pessoas nas regiões em desenvolvimento estavam recebendo terapia antirretroviral para o HIV/AIDS, constituindo o maior aumento já visto em um ano.
“Estes resultados representam uma tremenda redução do sofrimento humano e são uma clara validação da abordagem incorporada nos ODMs”, disse Ban.

FONTE: http://www.onu.org.br/odms-tres-objetivos-sao-alcancados-mundialmente-antes-do-prazo-de-2015/