sábado, 16 de junho de 2012

Reflexões para o fim de semana!!!


O que é NECESSÁRIO para você, hein???


Por Alessandra Leles Rocha


Sim! Faz parte da vida humana uma serie de necessidades básicas: se alimentar, se vestir, trabalhar, estudar, ir ao médico, ao dentista, etc.etc.etc.; mas, o que leva as pessoas a se entregarem impensadamente em um processo agressivo (quase bárbaro) de inversão do que realmente signifique NECESSIDADE?
Talvez por conta desse não pensar reflexivo, em nome de um “novo conceito de necessidade humana” milhões de indivíduos estejam se perdendo no redemoinho viscoso do consumo e paralelamente desaprendendo os verdadeiros valores da vida.
Sob a chibata etérea da competição, da produtividade, do status, de uma pseudo referência intitulada “vale quanto pesa”, os dias vão sendo consumidos, esmagados na moagem da massa humana. Estamos mais doentes, do corpo e da alma, exauridos, prontos aos sucessivos “ataques de nervos”, postos ao limite, em nome de algo que nem de longe reflete o verdadeiro significado da qualidade de vida. Tal qual escravos, temos construído pirâmides mortuárias; já que, o derradeiro nos tem alcançado cada vez mais cedo.
A subversão da essência humana não nos aproximou do desenvolvimento, nem do progresso, nem tampouco da evolução. Perdemos a paz. Perdemos a capacidade de reconhecer nas mais singelas coisas a beleza. Perdemos a pureza dos sentidos. Perdemos a reverência no cultivo das virtudes. Perdemos a convicção nos princípios... Parafraseando o poema de Cecília Meireles, “em que espelho terá se perdido nossa face?" 1.
Uma pena que ainda existam pessoas a acreditar que nessa ânsia da NECESSIDADE, o único mal se formalize nas montanhas de lixo urbano. No fundo, o lixo de cada individuo é apenas um reflexo do seu modo de compreender e viver no mundo. Pitadas aqui e ali de nossos excessos, nossas displicências, nossa arrogância, nossa síndrome dos pequenos poderes, que vão se acumulando, se cristalizando e se tornando cada vez menos eficientes para aplacar as chagas abertas das REAIS NECESSIDADES HUMANAS.
Robotizados aos comandos midiáticos a ditar a todo instante os novos “its” do momento, o essencial parece incômodo à “sobrevivência social”. As novas necessidades nos transformaram subservientes a massificação. Tudo parece igual, sem nuances de identidade ou de vontade natural. Há sempre um padrão a ser seguido para que haja aceitação. As diferenças entre as classes sociais se tornam tênues a modelos que se diferem aos limites das marcas, da qualidade de alguns produtos, dos mercados de compra. Então, resta no ar à pergunta se ao longo do tempo houve de fato uma gritante discrepância entre os uniformes caquis e a camiseta branca com índigo blue?
    O grande dilema da Rio+20 está justamente aí, por qual necessidade lutar? Sobrevivência ou produção? Água e alimentos ou lucro? Ar respirável e acessibilidade urbana ou explosão industrial? Saúde ou estresse? Reencontrar o significado das prioridades ou se lançar em queda livre ao que nos acena diante dos olhos? Ser ou não ser?... NECESSIDADES apontam escolhas, quase sempre extremas, complexas, difíceis; mas, todas fazem parte da existência humana e nos confrontam com o conjunto de dualidades que alicerçam nosso ser. Tantos pudores para manifestar o belo, o puro, o sagrado, o bom da vida; e nenhum para agredir, destruir, dizimar, massacrar o próprio semelhante e o mundo em redor. Mudar o mundo é de fato uma tarefa ambiciosa e de muitas impossibilidades; porém, mudar a si mesmo é algo possível e um ponto de partida extremamente valioso. Só se muda os pontos de vista quando se está vivo, pleno, sedento de ousadia e vontade de degustar o prazer de novas experiências, de sair da zona de conforto e do marasmo. Então, de repente, você se depara com NECESSIDADES incrivelmente interessantes, tais como dançar de rosto colado com a vida, sem desperdiçar um minuto sequer com detalhes sem a menor importância. Será que você ainda se lembra do que é realmente NECESSÁRIO???


1 http://pensador.uol.com.br/frase/MjUwODA/