segunda-feira, 18 de junho de 2012

Educação: USP é eleita melhor universidade da América Latina




O ranking do grupo britânico Quacquarelli Symonds elegeu a Universidade de São Paulo como a melhor instituição de ensino superior da América Latina. A USP recebeu nota máxima de acordo com os critérios de avaliação, que escolheu as 200 melhores universidades da região.

Além da USP, o Brasil possui mais oito representantes na lista. A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas é a 3ª; já as Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Paulo (Unifesp) aparecem respectivamente nas 8ª, 13ª, 14ª e 15ª posições.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está na 16ª colocação, seguida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RIO), que obteve a melhor colocação entre as particulares brasileiras. A Universidade de Brasília (UnB) é a última universidade pública brasileira a figurar no ranking, em 25º lugar.

O ranking leva em consideração a reputação acadêmica das universidades e dos profissionais que lá dão aula, artigos publicados no meio acadêmico, relevância das pesquisas na internet, além do tamanho da universidade e da quantidade de alunos.