quarta-feira, 9 de maio de 2012

UFMG: Biblioteca Central expõe estudo sobre o Egito realizado durante expedição de Napoleão

Até o dia 31 de maio, a publicação Description de l’Egypte, reconhecida como o mais importante estudo erudito europeu do Egito antigo e moderno, estará exposta ao público na Biblioteca Central, no campus Pampulha. A obra é resultado do trabalho de 167 cientistas levados por Napoleão Bonaparte ao país do Norte da África, entre 1798 e 1801.
Os livros presentes na mostra foram publicados entre os anos de 1820 e 1830 e doados à UFMG em 1954 pelo jornalista Assis Chateaubriand, que adquiriu o material do famoso livreiro Oscar Nicolai. A partir da doação, a UFMG se tornou a única instituição de Minas Gerais com um exemplar dessa obra, além de ser a única instituição universitária do país que possui o título.
Para a segurança do acervo, as visitas são guiadas e realizadas todas as quintas-feiras, às 14h, exclusivamente. O agendamento deve ser feito na Divisão de Obras Raras pelo telefone 3409-4615 ou pelo email colesp@bu.ufmg.br.
Description de l’Egypte representa a intenção de Napoleão de realizar o registro do país invadido. Ele encaminhou engenheiros, cientistas, matemáticos, mineralogistas, cartógrafos, linguistas, naturalistas e artistas franceses para explorar, descrever e documentar sistematicamente arquitetura, flora, fauna, costumes, religião, geografia, entre muitos outros aspectos. Apesar das duras críticas, na época, sobre o envio da comissão científica ao Egito, o trabalho realizado pelo grupo foi a mais sólida e bem-sucedida realização de Napoleão naquele país.