quarta-feira, 9 de maio de 2012

Exposição “ Conhecimento: custódia e acesso”


Devido ao grande sucesso, a exposição “ Conhecimento: custódia e acesso” realizada pela Universidade de São Paulo na comemoração dos 30 anos do seu Sistema Integrado de Bibliotecas ficará em exibição até 13 de maio no Museu da Língua Portuguesa.

A mostra, que está localizada no andar térreo do museu e é de acesso gratuito ao público em geral, tem curadoria do Prof. Marcos Galindo e cenografia da empresa Rainmaker Projetos e Produções.

A exposição é destinada, sobretudo, a alunos do ensino médio, universitários e pós-graduandos, pesquisadores, professores e profissionais interessados em produção do conhecimento, recursos de acesso e recuperação de informação, acervos e bibliotecas memoriais.

A exposição “Conhecimento: custódia e acesso” aborda a problemática do resgate, preservação e acesso ao conhecimento para assinalar a tensão envolvida na relação entre esses elementos e as mudanças excepcionais que as novas tecnologias de informação e comunicação vêm produzindo na sociedade contemporânea, no sentido da democratização crescente do acesso ao legado de conhecimento da humanidade que sempre se abrigou nas bibliotecas ao longo da história.

A mostra busca assim discutir o papel das bibliotecas na construção do fenômeno social do conhecimento e motivar a reflexão sobre os instrumentos técnicos e práticas sociais que permitiram tornar a informação acessível e fortalecê-la como matéria-prima básica para a construção de novas formas de conhecimento. Parte-se da ideia de que as bibliotecas devem ser entendidas como instrumentos de organização e gestão do conhecimento, comportando elementos técnicos e lógicos (tecno+lógicos) que incidem sobre as relações sociais e concorrem para que o conhecimento e as instituições de sua guarda possam cumprir uma função social em uma época determinada.

A exposição mescla escritas expositivas mais tradicionais e alta tecnologia, inaugurando um novo espaço expositivo dentro do Museu da Língua Portuguesa de acesso gratuito a todos os interessados, vale a visita!


Exposição “Conhecimento: custódia e acesso”

De 13 de Março a 13 de Maio de 2012

De terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h)

Entrada Franca

www.sibi.usp.br/30anos