quarta-feira, 9 de maio de 2012

Escola Nacional de Botânica Tropical - Programa de Extensão e Pós-graduação Lato sensu



É missão do JBRJ ser o centro difusor do estudo sobre meio ambiente e botânica, destacando-se não só o conhecimento e a conservação da flora nacional, como também programas de educação ambiental e extensão. As atividades letivas da ENBT são realizadas em forma de cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e extensão, permeando vários campos, focando predominante o conhecimento da flora nacional, dos ecossistemas brasileiros, e a conservação de espécies.
O Programa de Extensão da ENBT tem por objetivo ministrar conteúdos para preparar o profissional a trabalhar em prol de uma convivência mais harmoniosa entre o homem e a natureza, cumprindo assim o objetivo de conhecer e conservar a diversidade vegetal. Os cursos oferecidos são variados abrangendo desde programas de pós-graduação lato sensu como os de Gestão da Biodiversidade e Educação Ambiental até cursos de curta duração de difusão científica para um público amplo.
Merece destaque o curso de Ilustração Botânica, criado em 2001, que vem incentivando a formação de profissionais com o objetivo de atender a crescente demanda de registro iconográfico das espécies brasileiras para pesquisa científica e divulgação. Além dos três módulos que integram o curso, o programa inclui estágios para alunos selecionados ao final do curso, acompanhados por taxonomistas, incentivo à participação em exposições e concursos, e um seminário anual.
Todas as informações em http://www.jbrj.gov.br/