segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bares de BH em festa com nova edição do Comida di Buteco


O Comida di Buteco 2012, maior evento gastronômico de Belo Horizonte começou na sexta-feira, dia 13, com novidades no cardápio. A 13ª edição traz como inspiração o produto símbolo da culinária mineira, o queijo minas, que pode ser incluído nas receitas nos tipos frescal, padrão ou artesanal. Até o dia 19 de maio, 41 estabelecimentos concorrem pelo título de melhor boteco da capital. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.
Com o lema “Chegou a hora de provar que você entende de Buteco”, o melhor petisco será eleito pelo público em geral e por 41 jurados, com peso de 50% para cada um na eleição. Também serão avaliadas, com notas de 0 a 10, a qualidade do atendimento (10%), a higiene do boteco (10%) e a temperatura das bebidas (10%). Os outros 70% são divididos em subcategorias: 50% para o sabor do tira-gosto e 20% para a apresentação do prato.
As cédulas de votação foram fornecidas pelo instituto de pesquisa Vox Populi, responsável por conferir e validar os votos. Somente serão consideradas aquelas que estiverem devidamente preenchidas, ou seja, se for detectado algum erro ou falta de informação o voto será descartado. Cada jurado visita cinco estabelecimentos e a maior e a menor nota também serão desconsideradas.
Lançado em Belo Horizonte em 2000, o Comida di Buteco ganhou repercussão nacional e se espalhou por outras 15 cidades em todo o país. Em 2011, 2,3 milhões de pessoas prestigiaram o evento. Neste ano participam do concurso 400 botecos de oito estados brasileiros. “Em sua 13ª edição, o Comida Di Buteco já é o maior evento gastronômico do Brasil, atraindo visitantes interessados em conhecer um dos principais atrativos turísticos de Belo Horizonte: a cozinha mineira”, disse o presidente da Belotur, Fernando Rios. Ele disse ainda que o evento incentiva a profissionalização e a sustentabilidade dos estabelecimentos participantes, promove a contratação e qualificação de mão de obra local. (...)