segunda-feira, 19 de março de 2012

UFMG: Curso de ilustração científica biológica recebe inscrições a partir desta segunda


Estão abertas a partir de hoje (segunda-feira, 19) as inscrições para o curso de Ilustração Científica Biológica da UFMG. Com 20 vagas o curso visa à qualificação profissional para ilustradores de temas de Botânica, Zoologia e Biologia Geral, dentro das normas internacionais de representação gráfica.
As aulas, a cargo da professora Rosa Alves Pereira, vão acontecer no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, nas manhãs e tardes dos sábados. Com 120 horas-aula, o curso vai de 31 de março a 27 de outubro. O Museu fica na rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês, em Belo Horizonte.
As ilustrações de espécies da Mata Atlântica serão desenvolvidas nas técnicas de grafite, lápis de cor e guache. As atividades visam a criar ilustrações descritivas das espécies encontradas em Belo Horizonte, e de narrativas sobre os processos de polinização. No segundo semestre será a vez dos projetos temáticos à escolha dos alunos.
As inscrições podem ser feitas através do site da Fundep ou em seu posto de atendimento no campus Pampulha. O pagamento poderá ser dividido em oito parcelas de R$ 150 ou ser feito à vista, com desconto de 10% do total. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4200.

A professora

Rosa Maria Alves Pereira trabalha na UFMG desde 1982 nas áreas de comunicação visual e ilustração científica, e promove cursos de formação desde 2005. Já publicou alguns artigos, livros e tem ilustrações publicadas em revistas científicas nacionais e internacionais. É licenciada em Artes Visuais, fez especialização em História da Cultura e da Arte e mestrado em Ilustração Científica no Instituto Superior de Educação e Ciências em Lisboa (2009-2011), onde defendeu a dissertação Ilustração botânica de um Brasil desconhecido.