segunda-feira, 19 de março de 2012

ABL - “Pensar a Humanidade”, na terceira conferência do Ciclo “Pensar hoje I”


O Professor José Arthur Giannotti, fundador e pesquisador sênior do CEBRAP (Centro Brasileira de Análise e Planejamento), será o palestrante da próxima terça-feira, dia 20, no ciclo “Pensar hoje I” da Academia Brasileira de Letras, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi.

Giannotti abordará o tema “Pensar a Humanidade”. É ele quem resume:
"Para pensar como a humanidade se pensa, sou obrigado a tomar alguns exemplos na história da filosofia. O que é o homem para Aristóteles? Um vivente dotado de logos. Cabe, então, examinar o sentido desse logos tal como ele é entendido pelo aristotelismo, pelos cristãos que o identificaram a Jesus, por Hegel que o resolve no círculo dos círculos do saber absoluto. Interessante é assinalar que contra Hegel, mas nem sempre saindo do âmbito de sua dialética, se exercem a crítica de Feuerbach e a de Marx. Por fim, posso apenas aludir à dissolução da problemática do logos empreendida por Heidegger e Wittgenstein. Podemos pensar a humanidade sem recorrer a esses exemplos que mobíliam nossa tradição?"

O evento está programado para as 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O primeiro ciclo de conferências deste ano iniciou-se, no dia 6/3, com palestra do filósofo Emmanuel Carneiro Leão (“O que significa pensar”) e prosseguiu na terça-feira 13/3 com a participação do crítico Ferreira Gullar (“Pensar as Artes”). Encerra sua primeira série com o Acadêmico Candido Mendes de Almeida (“Pensar as Ciências Sociais”), no dia 27/3.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.