quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sustentabilidade: Já imaginou uma bicicleta 100% reciclável?


Escolher ir de bicicleta para o trabalho ou escola ao invés de pegar o carro já é uma ideia sustentável. Mas já imaginou ir com uma bicicleta 100% reciclável? Pois agora é possível encontrar magrelas feitas de garrafa PET.
Motivos para usá-las não faltam. Além de serem ecologicamente corretas, possuem quadros mais resistentes, leves e flexíveis e o preço é mais econômico do que o convencional. Sem contar que duram mais, já que o plástico não enferruja. O único porém é a fila de espera: elas são feitas por encomenda e já são mais de 2.500 pessoas esperando para adquirir a sua.
Segundo os fabricantes, com a produção da bike sustentável, anualmente são recicladas 15 milhões de garrafas PET transformadas em 132 mil bicicletas. Economiza-se, assim, quase um milhão de quilos de petróleo e se evita a emissão de 2,7 milhões de quilos de gás carbônico. O uso de PET também elimina a necessidade de solda, de pintura e da quantidade de minérios de ferro, bauxita e alumínio. E como o plástico é um amortecedor natural, nenhum outro é preciso.
O inventor da moda do momento é o uruguaio Juan Muzzi. O artista plástico dedicou 12 anos de sua vida para a concepção da bicicleta de plástico. E nada mais justo, a invenção levou o nome do artesão: MuzziCycle. Para comprar é preciso acessar o site de mesmo nome. O primeiro modelo saiu em 2008 e, hoje, o preço varia entre R$250 e R$3 mil, dependendo da escolha do consumidor. A tendência é logo se espalhar pelo mundo. A esperança é que o produto chegue a 70 milhões de pessoas. Vai dizer que você não quer uma também?

Conheça mais sobre a história do PET e saiba como é produzida a bicicleta em http://blog.naturaekos.com.br/conheca-a-bicicleta-produzida-com-garrafa-pet/
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.