sexta-feira, 7 de outubro de 2011

110 anos do Prêmio Nobel


Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, no seu testamento. Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, as pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.
Nobel jamais criou um prêmio de Economia. O que se conhece por Nobel de Economia é na verdade o Prémio do Banco Central da Suécia de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, que nada tem a ver com a Fundação Nobel.
Os nomes dos laureados são anunciados em outubro pelos diferentes comitês e instituições que realizam a escolha. A Fundação Nobel, entidade administradora dos fundos do prêmio, com sede em Estocolmo, não está envolvida na seleção dos vencedores.
O prêmio consiste numa medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, gravada com seu nome, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que ronda os 10 milhões de coroas suecas (mais de um milhão de euros). O propósito original era permitir que as pessoas laureadas continuassem a trabalhar ou pesquisar, sem pressões financeiras.
Os seguintes prêmios são concedidos anualmente:
O Prêmio Nobel é concedido sob várias condições: pode ser ganho individualmente ou repartido entre até três pessoas no máximo, ou pode não ser concedido em determinado ano, o que permite a concessão de dois prêmios da mesma categoria no ano seguinte. Além disso, o prêmio em determinado campo pode não ser concedido por um ano ou mais - o que ocorre mais frequentemente com o Nobel da Paz.

Prêmios Nobel 2011
The Nobel Prize in Physics O Prêmio Nobel de Física
Saul Perlmutter Saul Perlmutter, Brian P. Schmidt e Adam Riess G. "para a descoberta da expansão acelerada do Universo através de observações de supernovas distantes". 
O Prêmio Nobel de Química
Dan ShechtmanDan Shechtman "para a descoberta de quasicristais”.
O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina
Bruce A. Beutler Bruce A. Beutler e Jules A. Hoffmann "pelas suas descobertas sobre a ativação da imunidade inata".  
O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina
Ralph M. Steinman Ralph M. Steinman "pela descoberta da célula dendrítica e seu papel na imunidade adaptativa”.
O Prêmio Nobel de Literatura
Tomas Tranströmer Tomas Transtromer "porque, através de seu condensado, imagens translúcidas, ele nos dá novo acesso à realidade".
O Prêmio Nobel da Paz
Ellen Johnson Sirleaf Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman "por sua luta não violenta para a segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres à sua plena participação na construção da paz trabalho”.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.