sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"O segredo do foguete de papelão" estreia no Espaço TIM UFMG do Conhecimento na Semana das Crianças


O Planetário do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade – tem novidade para a Semana das Crianças. A partir de terça-feira, 11 de outubro, entra em cartaz o filme O segredo do foguete de papelão, voltado para crianças com idade a partir de cinco anos. O Planetário dispõe de 65 lugares e o bilhete deve ser retirado gratuitamente até meia hora antes do início de cada sessão.
O filme, uma animação cheia de recursos de computação gráfica, também usa fotos e imagens da Nasa (agência espacial norte-americana) para contar a história de dois meninos que constroem um foguete com a caixa vazia de uma geladeira no quintal de casa. Quando todo mundo vai dormir, eles embarcam numa emocionante viagem pelo sistema solar. Como conseguem percorrer o Universo a bordo de um foguete tão frágil é o segredo que será revelado no final do filme.
Durante o passeio, as duas crianças vão descobrir que Vênus é um planeta com ar muito mais pesado do que o ar da Terra e se encantar com a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, o Gigante Gasoso. E que tal acompanhar esses aventureiros em um giro pelos anéis de Saturno? No cinema imersivo do Planetário, isso é muito mais divertido. Quem guia os meninos alertando-os sobre as belezas e os perigos em cada astro é um livro de astronomia personificado na figura de um velhinho muito sábio.
A professora regente de uma turma de seis anos de Belo Horizonte, Consuelo Aleixo, que neste ano desenvolveu um projeto sobre astronomia com as crianças, diz que pretende levá-las para assistir ao filme. “O Planetário pode ser um recurso essencial para as crianças aprenderem astronomia”, avalia.
De acordo com Consuelo, que também é pedagoga, o projeto desenvolvido na escola serviu para as crianças explorarem outros campos do conhecimento como a matemática e a escrita. A escolha pelo projeto na área de astronomia foi dos estudantes e a vinda ao Planetário deve servir para expandir o que foi visto em sala de aula. “Quando eles aprendem porque têm interesse no assunto, o conhecimento fica, porque vai além da necessidade de estudar para passar numa prova”, exemplifica.
O Espaço TIM UFMG do Conhecimento tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos, lúdicos e interativos. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
O Planetário do Espaço TIM UFMG do Conhecimento se localiza à Praça da Liberdade, s/nº – Alameda da Educação. As sessões ocorrerão de terça a domingo, nos seguintes horários: 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30. Na quinta-feira, haverá sessões especiais às 18h, 19h30 e 20h30.
Outras informações: 3409-8366

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário